Uncategorized

Conta-me uma História “ACMA”

Bom Diiiiiiiaaaaa a todos,

Mais um post da parceria ACMA, desta vez decidimos escolher o tema “A Infância”, do qual eu escolhi o subtema, as histórias.

A Infância é algo que me fascina, apesar de gostar dos mais pequeninos e de lhes ensinar coisas novas. Nesta foi a área que tirei o curso e o qual continuo a frequentar em mestrado.

Por isso, para mim algo muito importante é a infância das nossas crianças e como lhe podemos transmitir os nossos conhecimentos em algo criativo e didáctico.

A história é então um modo para chegar as crianças, porque quando somos crianças o mundo é maior e tudo para nós pode ser uma história que mereça ser contada.

Eu sou um pouco louca por histórias infantis, e se pudesse teria até uma biblioteca aqui em casa. Portanto hoje venho deixar-vos aqui algumas histórias que eu mais gostei de poder ler ou até ouvir. Espero que gostem!

– Para Onde Vamos Quando Desaparecemos

desaparecemos_0
Isabel Minhós e Madalena Matoso    Planeta Tangerina

Este livro fala-nos de um contexto complicado, que é a morte e como explicá-la às crianças de uma forma que não seja muito complexa e receptível. O livro na minha opinião é algo de especial, sobretudo na forma como este aborda o tema, associando a figuras da natureza pessoas e objectos, suavizando a temática.

– O dia em que os lápis desistiram

image
 Drew DayWalt e Oliver Jeffers           Orfeu Negro

As crianças adoram pintar com lápis de cera e sobretudo com as cores que elas mais gostam. Mas um dia, os lápis decidiram revoltar-se com o Duarte, estavam a ser desvalorizados e tinham o direito de ser ouvidos. Um livro muito bom e que pega as crianças ao mesmo, sendo que no final quando lhes perguntam como estão os seus lápis de cera  por vezes ficam muito envergonhadas. E com este livro para além das cores podemos ensinar as crianças a usar todo o tipo de lápis de cera. Deste livro já há o dois chamado “O dia em que os lápis voltaram a casa”

– Olhe Porfavor, não viu uma luzinha a piscar? Corre Corre Coelhinho.

transferir-1
Bernardo Carvalho/ Planeta Tangerina

Este livro é um álbum puro, expressa-se através das imagens, e por um lado conta a história de um pirilampo que andava à procura da sua luzinha, mas se virmos ao contrario a história passa-se da perspectiva de um coelhinho que tenta fugir de uma gaiola. Deste modo quando abrimos o livro não encontramos texto, o que deixa à imaginação do leitor criar a história e contá-la. Quando chega ao fim volta a contá-la ao contrário, por isso contando duas histórias numa. Aconselho pessoal.

– Orelhas de Borboleta

imagess
Luisa Aguilar e André Neves Kalandraka

O Orelhas de Borboleta é um livro de uma menina que era “chacota” dos meninos na sua escola por ter orelhas grandes, e deste modo o livro leva-nos a perceber que somos todos diferentes e isso é que é divertido. Transmite consciência às crianças sobre as diferenças uns dos outros e como isso nos torna semelhantes nas diferenças.

– Procura-se! Ralph, O coelho ladrão de livros

793193
Emily Mackensie/ Minutos de Leitura

Até os coelhos gostam de livros. Bem este gosta mais de livros do que de cenouras. E este coelho não se sabe controlar quando vê um livro, mesmo que para isso tenha de o levar emprestado. Mas este coelho não gosta de devolver os livros tenham cuidado :D. Um livro que ensina que devemos partilhar os livros com os amigos e que nos incentiva a ir à biblioteca para conhecer mais livros e partilhá-lo com os amigos.

-A casa da mosca fosca

a-casa-da-mosca-fosca-1-728
Eva Mejuto e Sergio Mora /Kalandraka

Esta mosca decidiu que era dia de fazer uma festa e pôs mãos à obra para fazer os preparativos, e por isso teve exactamente 7 convidados e mais 1 que não estava à espera e que estragou a festa toda. Um livro que ensina as crianças que devemos partilhar para podermos ter tudo todos.

 

Este são alguns dos livros que achei mais interessantes para vos deixar aqui para este mês, são alguns dos livros que mais gostei de ler e de ler aos meus meninos. Por isso se gostam de histórias infantis aconselho a verem estes livros e pesquisar no site que há mais alguns.

Passem nos blogues das outras meninas para verem o que elas têm para vocês este mês.

Joana (Cor Sem Fim) // Sofia (Anda Daí) // Dalila (Miss Melfe) // Ana Filipa (Oh, Pessegos) // #Comic Life // Rafaela (Eyes of a Mermaid)

E agora os convidados:

Bookaholic // Nerdy Chill Out // Gaming Gear // Dreamcatcher // Trovoada dos Sonhos // Where I Belong // My Curly Craziness // Jiji // Flor do Mar

Se quiserem fazer parte desta colaboração mandem um email para Cor Sem Fim com o vosso nome, idade, blog e porque gostariam de participar!

Bjsss, e rapidamente irei actualizar com mais livros.

 

Anúncios

2 thoughts on “Conta-me uma História “ACMA”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s